Como mitigar formação de gelo em câmaras frias

A infiltração de calor e umidade, gerador de formação de gelo nas câmaras frias é o pesadelo dos profissionais da logística refrigerada. Acarretando uma série de problemas, a formação de gelo quando ocorre no piso, traz grande risco laboral por quedas e causa também derrapagem de máquinas. Quando ocorre nos condensadores, causa uma expressiva perda de eficiência energética. A condensação dentro da câmara fria é também um fator de grande preocupação para qualidade do alimento industrializado, podendo ocasionar perda das propriedades ou proliferação de bactérias durante o transporte quando o gelo depositado na superfície da embalagem e assume o estado líquido.  Soluções conhecidas como quebra de gelo e dissolução com água quente são as formas mais comuns de combater esse dano causado pela infiltração, porém além de horas de trabalho gastos nesse processo, muitas vezes é necessário interromper o picking por um período ou em casos mais críticos, esvaziar a câmara para esse trabalho. Ainda é preciso contabilizar o possível dano causado no piso ou nos condensadores quando se trata de quebra ou raspagem mecânica. Essa é uma batalha constante do setor de manutenção para manter o ambiente controlado.

As infiltrações de calor e umidade nas câmaras frias podem ser provenientes de frestas na estrutura das paredes e portas com vedação insuficiente, principalmente tempo de porta aberta durante a operação. Não menos importante, estão os vãos que cercam a câmara fria, como acesso a outros setores, sala de bateria e docas de carregamento. 

Esses pontos podem ser responsáveis por mais de 70% das infiltrações causadoras das formações de gelo nas câmaras. A porta rápida Inovadoor é um grande aliado nesse controle de infiltração, pois proporciona maior tempo de porta fechada sem impactar na velocidade do processo. Através de tecnologia embarcada com um painel de comando NR10, a porta abre e fecha automaticamente, tornando a tarefa de acessar a câmara muito mais simples e segura.

Fabricadas de acordo com a temperatura e umidade interna e externa das câmaras frias, as portas rápidas de abertura vertical Inovadoor, são projetadas com estrutura em aço carbono galvanizado com pintura epóxi ou em aço inox 304 com pré aquecimento por resistência para evitar formação de gelo. Com folha em lona vinílica de dupla camada envolvendo uma manta elastomérica de até 19mm de espessura, a porta abre em sentido vertical por enrolamento a uma velocidade de até 1m/s. Com acionamento através de botoeiras, controle remoto ou automática, sem a necessidade de intervenção do operador através de simples aproximação, fecham automaticamente por temporizador que é acionado ao não detectar atividade no perímetro da porta proporcionando total segurança a máquinas e operadores.

Sem elementos rígidos na folha, as portas rápidas Inovadoor são fabricadas para ambientes agressivos e de alto fluxo, projetadas para até 1000 ciclos/dia, atendem as normas NR10, NR12 e NR36.

Solicite um orçamento sem compromisso: MENFER – Soluções Industriais
Giovanni Soto comercial@menfer.com.br  (51) 98289-7777

Por: Giovanni Soto Proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do autor.