Desincrustadores magnéticos HIDROMAG, tem a propriedade de transformar os cristais de depósitos duros (incrustações-calcitas) em aragonitas.
Com vida útil prolongada perde de 2 a 5% de sua intensidade magnética a cada cem (100) anos.
Desenvolvido para eliminar definitivamente com os fenômenos calcários que provocam paradas ou até mesmo paralisação de produção, causados pelo aquecimento de equipamentos devido a corrosão e incrustações nas tubulações de resfriamento.
Especificações Técnicas
Desempenho: Através de um processo físico, o HIDROMAG trata a água sem contato direto e se alterar sua composição química, modificando a estrutura cristalina dos sais (calcita) para uma composição não incrustante (aragonita).
Eficácia: A água é uma molécula constituída por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, sua fórmula química é H2O.
As moléculas têm uma estrutura triangular formada por um ânion oxigênio (O2) e dois cátions hidrogênio (H+) com isto podemos dizer que as moléculas de água tendem a se orientar sob a ação de um campo elétrico, dirigindo os extremos positivos (H+) para a placa negativa (cátodo) e os negativos (O2) para a placa positiva (anodo)2.
A constante dielétrica é a resistência de uma molécula a se orientar quando é sujeita a ação de um campo elétrico. Na água, esta constante tem um valor de 80 e tal como a conhecemos, todas as moléculas estão unidas entre si por enlaces de hidrogênio. Estes são de natureza eletrostática e, por conseguinte, flexível, o que permite sua deformação. A força de atração ou repulsão é inversamente proporcional à constante dielétrica, pelo que no interior da água estas forças resultam 1/80 vezes do que seriam no ar ou no vazio. Este é o motivo fundamental pelo qual os sais dissolvem-se na água com tanta facilidade e compartilham esse meio com moléculas, íons, microorganismos e outras partículas em suspensão.
HIDROMAG facilita a recuperação da vazão na sua capacidade normal e a eficiência produtiva em maquinários com a troca térmica eficaz, desincrustando tubulações.
Prevenção de novas incrustações: Em um circuito de água novo ou limpo de incrustações, o HIDROMAG impede a formação de incrustações e corrosão em todo o trajeto. Os cristais de aragonita, possuindo a mesma composição química que as calcitas, perdem a propriedade de incrustação, continuando seu fluxo normal no sistema até sua saída no ponto de consumo final ou purga do sistema.
Quando não tratado as ações naturais da água, a aderência constante e progressiva de carbonatos de cálcio e magnésio provocam um crescimento importante da crosta incrustante, o qual é mecanicamente dura e termicamente isolante, reduzindo consideravelmente a eficiência da transferência de calor em equipamentos. Isto não só implica perda de vazão e perda de transferência térmica, como também excesso de consumo de energia ou o mais importante ainda, o risco de parada de produção, por falhas ou manutenção e até mesmo acidentes causados por equipamentos super aquecidos.
Instalados em todo tipo de tubulações industriais ou residenciais: sistemas de calefação, refrigeração (Scroll Chiller), caldeiras, boilers, trocadores de calor, torres de resfriamentos, sistemas de irrigação sob pressão etc. Em diâmetros de 12 a 300mm com velocidade de fluxo Superior a 0,6 m/seg. e inferior de 6 m/seg. e com temperaturas de água até 85ºc . Em maior temperatura, deve-se criar um isolamento com manta em torno da tubulação no local da instalação.
Hidromag - Finalista do Prêmio ANP de Inovação tecnológica 2017
Trabalho científico sobre eficiência do Hidromag na prevenção e controle de incrustações na superfície de membranas de osmose inversa.
Avaliação experimental de
dispositivos magnéticos Hidromag para prevenção de incrustação e proposta de um modelo físico e de uma metodologia de projeto.
Eficiência do Hidromag em trocador de calor.