DESINCRUSTADORES MAGNÉTICOS

Desincrustadores magnéticos

Os desincrustadores magnéticos são ideais para sistemas de refrigeração industrial que sofrem incrustações e corrosões devidos aos sais minerais presentes na água, que compostos por moléculas associadas, são atraídas pelas superfícies dos condutores. Os sais minerais formam internamente nas tubulações, uma parede sólida de grande dureza, prejudicando a passagem da água, diminuindo a eficiência do equipamento e produzindo corrosão. Transformando-se ainda em um isolante térmico que reduz a transferência de calor dos condutores. Os Desincrustadores Magnéticos Hidromag são fabricados com imã cerâmico. E tem a capacidade de alterar as propriedades físicas dos elementos causadores das incrustações na água. Através da ionização magnética.

Aplicado externamente à superfície das tubulações, o sistema Hidromag através de uma corrente magnética perpendicular, desassocia as macro moléculas dos sais minerais causadores das incrustações. Transformando-as em moléculas individuais ao atravessarem o campo magnético. Seguindo o curso do fluxo, as moléculas modificadas, atraem para si as moléculas incrustadas agarradas às superfícies das tubulações. Limpando todo o sistema interno e não permitindo mais nenhum tipo de incrustação. A instalação dos desincrustadores magnéticos Hidromag é rápida e simples, não necessitando a modificação do percurso da rede e tão pouco a paralização da produção. 

Finalista do premio de Inovação tecnológica da Agencia Nacional de Petroleo em 2017, e com eficiência comprovada em diversos estudos científicos pelo Brasil.  O Hidromag é o sistema mais eficiente de combate à incrustações. Obtendo resultados em 100% das instalações. O Desincrustador Hidromag, dissolve as incrustações, calcitas, transformando-as em aragonitas, sais dissolvidos que acompanham o curso do fluxo.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Desempenho: Através de um processo físico, o HIDROMAG trata a água sem contato direto e se alterar sua composição química, modificando a estrutura cristalina dos sais (calcita) para uma composição não incrustante (aragonita).

Eficácia: A água é uma molécula constituída por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, sua fórmula química é H20. As moléculas têm uma estrutura triangular formada por um ânion oxigênio (02) e dois cátions hidrogênio (H+) com isto podemos dizer que as moléculas de água tendem a se orientar sob a ação de um campo elétrico, dirigindo os extremos positivos (H+) para a placa negativa (cátodo) e os negativos (02) para a placa positiva (anodo)2.

Desenvolvido para eliminar definitivamente com os fenômenos calcários que provocam paradas ou até mesmo paralisação de produção, causados pelo aquecimento de equipamentos devido a corrosão e incrustações nas tubulações de resfriamento. A constante dielétrica é a resistência de uma molécula a se orientar quando é sujeita a ação de um campo elétrico. Na água, esta constante tem um valor de 80 e tal como a conhecemos, todas as moléculas estão unidas entre si por enlaces de hidrogênio. Estes são de natureza eletrostática e, por conseguinte, flexível, o que permite sua deformação. A força de atração ou repulsão é inversamente proporcional à constante dielétrica, pelo que no interior da água estas forças resultam 1/80 vezes do que seriam no ar ou no vazio. Este é o motivo fundamental pelo qual os sais dissolvem-se na água com tanta facilidade e compartilham esse meio com moléculas, íons, microorganismos e outras partículas em suspensão. HIDROMAG facilita a recuperação da vazão na sua capacidade normal e a eficiência produtiva em maquinários com a troca térmica eficaz, desincrustando tubulações.

Prevenção de novas incrustações: Em um circuito de água novo ou limpo de incrustações, o HIDROMAG impede a formação de incrustações e corrosão em todo o trajeto. Os cristais de aragonita, possuindo a mesma composição química que as calcitas, perdem a propriedade de incrustação, continuando seu fluxo normal no sistema até sua saída no ponto de consumo final ou purga do sistema.

Quando não tratado as ações naturais da água, a aderência constante e progressiva de carbonatos de cálcio e magnésio provocam um crescimento importante da crosta incrustante, o qual é mecanicamente dura e termicamente isolante, reduzindo consideravelmente a eficiência da transferência de calor em equipamentos. Isto não só implica perda de vazão e perda de transferência térmica, como também excesso de consumo de energia ou o mais importante ainda, o risco de parada de produção, por falhas ou manutenção e até mesmo acidentes causados por equipamentos super aquecidos.

Instalados em todo tipo de tubulações industriais ou residenciais: sistemas de calefação, refrigeração (Scroll Chiller), caldeiras, boilers, trocadores de calor, torres de resfriamentos, sistemas de irrigação sob pressão etc. Em diâmetros de 12 a 300mm com velocidade de fluxo Superior a 0,6 m/seg. e inferior de 6 m/seg. e com temperaturas de água até 85°c. Em maior temperatura, deve-se criar um isolamento com manta em torno da tubulação no local da instalação.

HIDROMAG - FINALISTA DO PRÊMIO ANP DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 2017

Fonte: https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/pesquisa-desenvolvimento-e-inovacao/premio-anp-de-inovacao-tecnologica/edicoes-anteriores/premio-anp-inovacao-tecnologica-2017
Arquivos para download

Trabalho científico sobre eficiência do Hidromag na prevenção e controle de incrustações na superfície de membranas de osmose inversa.

Avaliação experimental de dispositivos magnéticos Hidromag para prevenção de incrustação e proposta de um modelo físico e de uma metodologia de projeto.

ALGUNS CLIENTES

Endereço

Rua Dom João Becker, 1601
Bairro São Miguel – CEP 93010-010
São Leopoldo – RS

WhatsApp