Qual o melhor modelo de Abrigo de Doca?

Sabemos que a área de carga e descarga de uma empresa ou indústria tem grande movimento, e em alguns dias a demanda é muito maior que em outros. Para que o processo logístico de envio e recebimento de mercadoria seja efetivo, é normal que empresas trabalhem com várias transportadoras, ainda mais quando falamos de despachar materiais para todo território nacional.

Quando trabalhamos com transportadoras, cada uma delas possui seu sistema próprio de trabalho, apesar de serem muito semelhantes. Além disso, existem transportadoras que trabalham apenas com um tipo de caminhão e carreta, com tamanhos únicos de baú, mas, a maioria possui uma frota variada, que carregam diversos tipos e tamanhos de carga, o que varia muito no tamanho e dimensões do baú dos caminhões.

Em alguns casos, essa diferença nos tamanhos dos baús pode ser um problema pois, cada empresa possui sua doca com medidas de portas de acordo com sua necessidade, ou seja, os padrões de portas de docas entre empresas são variados. Por exemplo, uma indústria que tem portas de doca com grandes dimensões terá uma grande fresta nas extremidades do baú de um caminhão pequeno no momento de um recebimento ou carregamento. Se formos considerar as indústrias alimentícias e frigoríficas, esse problema pode se tornar um grande prejuízo.

Principais consequências da variação do tamanho da porta de doca para baús de caminhão

  • Entrada de ar e temperatura externa diferente do ambiente interno;
  • Entrada de pó, insetos, e outras sujeiras;
  • Infiltração de água em caso de chuvas e tempestades;
  • Avaria das paredes e portas no momento da manobra do caminhão

Considerando que o transporte se trata de uma prestação de serviço terceirizado, não é viável adaptar a estrutura da empresa para conseguir trabalhar com efetividade às diversas opções de caminhões das transportadoras, nem exigir que as transportadoras padronizem seus caminhões de acordo com as medidas das portas das docas da sua empresa. Mas, existem soluções eficientes que garantirão que os problemas citados acima sejam amenizados e ainda ofereça maior segurança para a área de expedição: os abrigos de docas. Os abrigos de docas foram pensados especialmente para este processo logístico, são também conhecidos como portal de selamento. Existem diversas opções que garantirão a segurança do produto a ser transportado ou recebido e que irá permitir melhor visibilidade do motorista no momento da manobra do caminhão, fornecendo mais segurança.

Portal de selamento: O portal de selamento funciona como formato de cortinas na parte superior e nas laterais da porta. Ao encaixar o caminhão, essas cortinas selam as laterais e a parte de cima do baú bloqueando a entrada de pó, insetos e chuva. São confeccionas em lonas que resistem às baixas e altas temperaturas, podendo assim ser utilizada em qualquer tipo de indústria. Não possuem sistema motorizado, desta forma, não necessitam energia e exigem baixa manutenção. Seu sistema mecânico é feito através de molas que tornam as cortinas de lonas flexíveis para encaixar ao baú do caminhão. Podem ser produzidas em versões de cortina única ou cortina dupla. E possui faixas refletivas que auxiliam na visibilidade noturna

Portal de selamento inflável: Tem a mesma funcionalidade do portal de selamento tradicional (modelo anterior): selar e preservar a separação do ambiente interno com o externo. Porém, o portal de selamento inflável possui sistema de cortina que inflam ao redor do baú do caminhão, fornecendo um selamento perfeito e ainda mais seguro. Com cortinas em formato sanfona, seu sistema motorizado esticas as cortinas em direção à extremidade do baú e o infla logo na sequência, adaptando sua cortina à todas os tamanhos de caminhões. Após o processo de carga ou descarga, o portal se retrai novamente tomando a sua posição inicial esvaziando totalmente. Apesar de possui sistema que necessita de energia elétrica, é uma solução que reforça a eficiência energética da empresa.

Almofadão: O almofadão ou encosto de caminhão é constituído de uma estrutura espessa de espuma e lona para que o caminhão encoste para fazer o descarregamento na doca. Possui uma “franja” amarela ao seu redor que facilita a visualização do motorista na hora do caminhão se posicionar na área. Normalmente é utilizado para evitar colisões com paredes, plataformas e estrutura física, mas, também auxilia no selamento e vedação entre ambientes. É muito comum encontrar esse tipo de abrigo de doca em empresas multinacionais, como Walmart, que possuem frota própria padronizada com caminhões de baús com mesmo tamanho.