Vedação de docas de carregamento

Diversos segmentos da indústria necessitam isolamento do ambiente externo com o interno na área de carga ou descarga de produtos, afim de evitar entrada de calor e unidade ou contaminantes. Logística refrigerada ou com exigência de alto grau de assepsia necessita de uma vedação ainda maior, podendo sofrer com perda de qualidade do produto acabado caso não tenham. Como solução para o problema, a Inovadoor, especialista em isolamento de ambientes, traz ao mercado uma gama completa de produtos para auxiliar na correta vedação de docas logística.

Portal de selamento articulado

Projetado para atender uma variação média de largura e altura de veículos de carga fechados, em docas com niveladoras embutidas que deixa o veículo afastado do prédio, o portal de selamento possui no seu tamanho padrão, uma largura de 3250mm e altura de 3600mm sendo que para atender a variação média de veículos padrão e deve ser instalado a 4600mm da pista de rolamento até a parte superior do equipamento. 

Respeitando essa altura de instalação a vedação deve ser mais eficiente cobrindo ao máximo a parte inferior do baú do veículo, um erro muito comum em instalação desse tipo de equipamento quando não respeitado a altura correta. 

Caso a parede esteja recuada em relação ao piso da doca, é necessário instalar antes, uma estrutura regularizadora que pode ser em tubo de aço, perfil dobrado, isopainel ou até mesmo alvenaria, em dimensão adequada e que atenda a carga de esforço necessária, faceando a parede com o piso da doca, permitindo assim a correta posição de instalação do portal de selamento. Com estrutura em alumínio tem sua durabilidade superior aos fabricados em aço carbono pintado ou galvanizados.

Para aumentar ainda mais a vedação no momento do carregamento, recomenda-se instalação de bolsão triangular, acessório opcional para aumentar a vedação na extremidade inferior entre o veículo e a doca.

Almofadão de Doca

Também projetado para atender a vedação da doca com o veiculo no momento do carregamento ou descarregamento, o Almofadão se limita ao uso de veículos de mesma medida de altura e largura, pois não permite cobrir variações em função de suas dimensões serem limitadas. É usado geralmente por empresas que possuem frota própria ou terceirizam veículos com medidas padronizadas. Para correta durabilidade do almofadão é fundamental que seja confeccionado com estrutura base em compensado naval, a espuma atenda a densidade mínima necessária em peça única sem emendas, a lona atenda a resistência exigida e a tenha camadas na face frontal afim de resistir a agressão das dobradiças e outras partes do baú do veículo no momento da pressão exercida ao se posicionar na doca. 

Cabe ainda lembrar, que esse tipo de vedação exige maior proximidade do veículo ao prédio, portanto outo ponto importante a levar em consideração no projeto de almofadão é o tipo de niveladora e qual a distância correta que o equipamento exige entre o prédio e o caminhão.

Portal de Selamento com Cortina Superior

Solução inovadora e exclusiva no mercado nacional, o Portal de Selamento ou Abrigo de Carga com cortina superior de vedação da Inovadoor, proporciona solução a um problema comum quando se fala em isolamento de docas de carregamento, a grande variação de altura de veículos. Exemplo são industrias com o chamado “cliente retira” que sofrem com a vedação superior ineficiente por longos períodos durante o turno de trabalho da logística ocasionados por caminhões muito baixos onde os portais de selamento padrão não conseguem atender o isolamento superior. Acionada após o veículo posicionado à doca, a cortina de vedação vem a suprir essa necessidade, garantindo isolamento da doca com veículos muito baixo, como utilitários por exemplo.

 

Portal de selamento inflável

Após anos de pesquisa, o mais recente lançamento da Inovadoor já é sucesso de aceitação na indústria de alimentícia, frigorificada e indústria farmacêutica. Com elevado grau de vedação, o portal de selamento inflável proporciona uma vedação completa nas laterais e superior alcançando grande variedade de veículos anulando o chamado “vão luz”, índice de isolamento tão desejado por especialistas em logística desses e outros segmentos. Acionado com o veículo já posicionado à doca, o portal infla as laterais e a parte superior até alcançar toda a estrutura do baú, moldando-se de maneira eficiente, impedindo passagem de contaminantes e evitando perda energética.

Estrutura de docas

Alguns aspectos na estrutura das docas influenciam bastante na correta vedação. Niveladora de docas: Os portais de selamento são eficientes desde que respeitado a distância correta entre o veículo e a doca. O mais recomendado é niveladora embutida com pestana ente 400mm a 600mm de comprimento contando que 50mm fique dentro do baú do veículo. Com isso, os portais de selamento ou abrigo de doca articulados que possuem por padrão 600mm de profundidade, farão o correto isolamento.

Já doca com niveladora avançada, não permite o uso de portais de selamento ou abrigo de carga padrão, pois esses equipamentos posicionam o veículo a uma distância maior da doca que os portais podem alcançar. Nestes casos pode-se projetar uma estrutura tipo túnel avançado a uma distância ideal para instalação do abrigo de carga padrão.

Docas sem niveladora também precisam atenção especial pois os veículos acabam por encostar na estrutura da doca, piso e até parede, fazendo com que a distancia seja curta demais danificando a estrutura do portal ou abrigo articulado rapidamente. Nesses casos recomenda-se instalar uma estrutura balizadora que pode ser peças de viga I 6” com a face maior para fora, encostado ao piso da doca alinhado ao veículo, enterrados uns 600mm de profundidade em sapata própria.

A distancia ideal do veiculo à estrutura da doca é entre 400mm a 500mm para docas com abrigos de carga ou portais articulados. Já para almofadados deve-se buscar a maior distância possível em contato com a estrutura do almofadão.

Mais um produto que merece atenção no quesito alinhamento do veiculo com o centro da doca, para a correta vedação durante a operação, são os balizadores de pista. Confeccionados em tubos redondo de 4” com altura do piso em torno de 300mm com sua base enterrada ou fixada em sapata especial para suportar o peso e pressão dos veículos.