Porque a porta seccional é preferência na logística?

A princípio, a porta seccional é preferência na arquitetura logística, pela versatilidade, robustez, isolamento térmico e segurança. No Brasil a arquitetura industrial vem priorizando o uso de portas seccionais em docas e até mesmo em acesso à pavilhões.

Em docas de carregamento, a porta seccional proporciona uma operação mais ágil e segura, uma vez que é fabricada em placas de isopainel com núcleo em PUR encaixadas uma na outra e roldanas laterais que correm em uma trilhagem em aço galvanizado. Com uma mola de torção, a porta seccional tem uma abertura e fechamento leve e suave, que pode ser manual ou motorizada.

Todavia,  a porta seccional proporciona maior segurança, conforto térmico e agilidade durante a operação de carregamento. E por esse motivo é preferencia em indústrias e centro logísticos de grande movimentação de mercadorias.

Atualmente, pensando em empreendimentos cada vez mais sustentáveis, o isolamento térmico faz parte do projeto. Portanto a porta seccional é um grande aliado, permitindo a não transferência de calor para dentro dos prédios.

Por ser fabricada em placas seccionadas, sua abertura se dá tanto na vertical quanto na horizontal, com rebatimento para dentro do prédio. Como são fabricadas sob medida de acordo com a largura e altura do vão, a porta seccional pode ser aplicada a todo tipo de sistema construtivo.

Por outro lado, portas seccionais podem contar com motorização para abertura e fechamento e podem contar ainda com itens de segurança como, como fotocélula de parada que interrompe o ciclo de fechamento caso o sistema identifique um obstáculo.

Contam ainda com sistema de trava quedas, que garante a segurança em caso de rompimento de cabos. Podem também ser intertravadas com niveladoras de docas, excluindo assim, o risco de fechar a porta com a niveladora levantada, por exemplo.

Por padrão as portas seccionais são com placas na cor branca e ferragens galvanizadas, mas podem ter as duas faces pintadas na cor RAL que o cliente desejar. Para isso, as portas recebem uma pintura automotiva após sua fabricação. Portanto, a Inovadoor é hoje como principal fabricante deste modelo de porta no país, tem know how para fabricar porta seccional até para grandes vãos, de acesso à pavilhões industriais, garantindo as mesmas características de portas para docas, com dimensões de até 8 metros de largura por 8 metros de altura.

Solicite um orçamento sem compromisso: MENFER – Soluções Industriais
Giovanni Soto comercial@menfer.com.br  (51) 98289-7777